Quantcast
Channel: O Mamoré - Estamos em Manutenção!
Viewing all 7188 articles
Browse latest View live

Torres Lanches amplia local de atendimento

$
0
0


Pensando na melhor comodidade e em um excelente atendimento aos seus clientes, a lanchonete e pizzaria Torres Lanches ampliou seu espaço.

 Desde o último fim de semana, os clientes puderam notar o ambiente ampliado e para melhorar ainda mais será instalada uma cobertura. 

 Torres Lanches está localizado a Avenida XV de Novembro, em frente ao prédio da Câmara de Vereadores, com funcionamento no período da noite. Você encontra sanduíches, pizzas, comidas, refrigerantes, sucos e vitaminas.
Fonte: O MAMORÉ.



Dr. Neidson indica abastecimento de água encanada para Nova Califórnia

$
0
0

O deputado Dr. Neidson (PMN) indicou ao Poder Executivo, com cópia a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), a necessidade de colocar e distribuir água encanada para o distrito de Nova Califórnia, em Porto Velho.

Segundo o parlamentar, na BR 364, sentido Acre, o distrito rondoniense de Nova Califórnia é laboratório de um importante ecossistema. Local onde, segundo ele, se encontra a sede do Reflorestamento Econômico Consorciado Adensado (Reca).

Nova Califórnia, explicou o deputado, está situada na porção extremo Oeste do Estado e a população vem sofrendo com a falta de abastecimento de água encanada. O distrito não possui atualmente um sistema de abastecimento e distribuição de água encanada, contudo, a coletividade residente naquela região tenta suprir a demanda por meio de cacimbas e poços, tomando muito dificultoso a vida de todos.

“A água é um recurso essencial à vida em todas as suas formas, e para os seres humanos é imprescindível para a satisfação de todas as suas necessidades, o que vai incluir, desde a sobrevivência, até a manutenção do equilíbrio econômico mundial, devido à sua importância para os processos produtivos”, ressaltou Dr. Neidson.

O deputado explicou que a água deve ser garantida em três planos: o primeiro remete à acessibilidade física de todos à água, no qual toda a população deve possuir acesso físico seguro a este recurso, o que inclui considerações acerca da distância percorrida por essa, até o abastecimento, propriamente dito.

Num segundo plano, por sua vez, aduziria à acessibilidade econômica, de modo que os custos associados ao fornecimento de recursos hídricos devem ser populares, ou seja, deve haver uma intervenção do Poder Público para garantir o recurso de forma mínima àqueles que não possam pagar por esses serviços.

Já o terceiro plano, cita o parlamentar, seria qualificado como o acesso de fato e de direito à água, que se consubstancia na interferência estatal na atuação legislativa com vistas à diminuição da discriminação ao acesso à água.

Quanto à qualidade da água, esta remete à garantia de que a água seja recebida em condições saudáveis e não contaminada, de modo a haver o dever de atuação do Poder Público em garantir a eliminação ou a redução a um nível mínimo tolerável de agentes perigosos à saúde, tais como microorganismos, metais pesados, produtos químicos e sedimentos.

“A falta do benefício da água encanada, torna-se inadequada para todas as famílias que sofrem com as condições precárias. Essa indicação é uma forma de tentar amenizar o sofrimento daquelas famílias, que padecem com a ausência de um abastecimento de água encanada satisfatório”, concluiu o deputado.

ALE/RO - DECOM - [Juliana Martins] Foto: Ana Célia

Assembléia aprova por unanimidade projeto que beneficia profissionais da saúde

$
0
0

Foi aprovado por unanimidade na Assembléia Legislativa, na última quarta-feira, 14, Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 116/2016, de autoria do deputado estadual Dr. Neidson (PMN), que altera o Artigo 56 – A, da Lei complementar nº 68, de dezembro de 1992.

A PLC trata da jornada de trabalho dos profissionais da área da saúde que poderá ser compreendida pela cumulação de dois vínculos, desde que não haja incompatibilidade de horário e não ultrapassem 80 horas semanais, bem como, trabalhem em regime de plantão em, pelo menos, um dos vínculos.

Pela proposta, serão aceitos vínculos públicos desde que seja um federal e outro estadual ou, dois vínculos estaduais ou, um vínculo estadual e outro municipal. A lei prever que o regime de plantão poderá ser desenvolvido nas estratégias de atenção primária, secundária e terciária, especifica a Assistentes Sociais, Biólogos, Profissionais de Educação Física, Enfermeiros, Farmacêuticos, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Médicos, Médicos Veterinários e Nutricionistas.

PL 116/16 foi mais uma demanda dos profissionais atendida pelo deputado Dr. Neidson, presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, da Assembléia. O projeto agora vai à sanção do governador Confúcio Moura.

Na mesma sessão o deputado teve aprovado dois Projetos de Lei Ordinária (PLO), um que dispõe sobre a obrigatoriedade dos hospitais, clínicas e postos de saúde da rede pública e privada fornecer o colar protetor de pescoço (tireóide) para pacientes que serão submetidos a exames de rádio odontologia, mamografia ou tomografia.

E o outro, declara de utilidade pública a Associação Beneficente Acreditar, com sede em Candeias do Jamari.

Deputado Dr. Neidson participa de inauguração da ETA no distrito de Iata

$
0
0
O deputado estadual Dr. Neidson (PMN) participou nesta quinta-feira, 15, da inauguração da nova Estação de Tratamento de Água (ETA), do distrito de Iata, em Guajará-Mirim. A ETA foi construída pela Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) com o objetivo de melhorar o abastecimento de água às famílias residentes no distrito.

Dr. Neidson foi um dos articuladores que lutou para que a Estação de Tratamento de Água fosse implantada na localidade. Por diversas vezes denunciou na Assembleia Legislativa a precariedade no fornecimento de água no distrito.

Em seus pronunciamentos, ele chegou adenunciar as péssimas condições da água distribuída pela Caerd no distrito, ao afirmar que o produto não tinha as condições necessárias para o consumo, podendo acarretar prejuízos à saúde da população.

Diante deste quadro, o parlamentar requereu ao Governo do Estado para que a Caerd realizasse exames laboratoriais na água para atestar a qualidade do produto distribuído à população do distrito de Iata.

Durante a inauguração, algumas lideranças da comunidade informaram ao deputado que o abastecimento de água ainda está bem precário. Inclusive aáguaque chega às torneiras é suja, e tem muito barro. Eles também reclamaram da constantemente interrupção no abastecimento.

De imediato, o deputado solicitou junto ao superintendente da Caerd, Vagner Zacarin, que realize as melhorias necessárias na estação recém-inaugurada. O superintendente se comprometeu com o parlamentar em resolver os problemas elencados pela comunidade

De pronto, será providenciada a contratação de um morador da comunidade para trabalhar subestação e, desta forma, dá o primeiro passo para melhoria no abastecimento de água no distrito.

Ele também explicou que a profundidade do poço é de 110 metros e que a água chega suja às residências por causa da escassez de chuva que tem castigado a região ultimamente.



Distrito de Iata, em Guajará-Mirim, ganha uma estação de tratamento de água

$
0
0
O distrito de Iata, localizado a 27 quilômetros do centro de Guajará-Mirim, ganhou, quinta-feira (15), uma estação de tratamento de água. Tão importante quanto preservação da saúde das 170 famílias é fator inclusivo, uma vez que reforça a presença do estado na região.
O sistema custou R$ 1 milhão, dinheiro da Caerd, a Companhia de Água e Esgotos de Rondônia. “A obra começou do zero e foi feita aos poucos”, segundo Iacira Azamor, presidente da companhia.
A água que serve o distrito vem de um poço e é ferruginosa, o que significa risco para a saúde. Tratar e distribuir um produto tão importante  tornou-se fundamental para a população.
Iata é um lugar histórico e calmo. A população tem na  agricultura familiar a principal atividade econômica. Aos sábados, os pequenos produtores se reúnem para fazer a comercialização no mercado de Guajará-Mirim.
O governador Confúcio Moura disse que tem um carinho especial pela localidade e que levar ações de governo é, também, uma forma de combater o isolamento a que afeta a população.
Na cerimônia de inauguração, Confúcio disse que uma estação de tratamento de água para 170 famílias pode parecer pouco. “Mas estas famílias estão longe da sede do município. Estão praticamente esquecidas. É preciso fazer cada vez mais por elas”, destacou.
A relevância da estação de tratamento levou para o distrito deputados estaduais, vereadores, líderes comunitários, estudantes e professores.

HISTÓRIA
Iata originou-se do estabelecimento de trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e seringueiros. Mais tarde, a colônia cearense chegou para contribuir com as práticas agrícolas, após a criação do Território Federal do Guaporé, em 1943. Mas a ligação da localidade com Guajará Mirim era feita por uma estrada de terra que precisava de manutenção regularmente.
Só em 2013, o trecho de sete quilômetros foi asfaltado até a BR 429, que liga Guajará Mirim à BR 364. A obra, segundo Confúcio Moura, faz parte dos esforços para integrar e desenvolver a região.
O governador deixou claro que gostaria de dar uma destinação prática ao imenso casarão que foi construído pelo governo federal para ser uma escola-hotel e que nunca foi inaugurado. A decisão, entretanto, envolver órgãos federais e não há consenso sobre o assunto.

DEFENSORES
O, governador citou o deputado Neidson Barros e os vereadores de Guajará como defensores incansáveis da região. O prefeito Dúlcio Mendes, que deixa o cargo no final do ano, agradeceu pelas obras realizadas pelo governo estadual em Guajará-Mirim. Segundo ele, a partir de contrato firmado com a Caerd será possível atender melhor  a população com serviços de água tratada e esgoto.
O distrito de Iata tem importância histórica para a região. Surgiu antes da cidade de Guajará Mirim e foi cortado pelos trilhos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
O local é visitado todos os fins de semana por famílias que  procuram uma bela paisagem e comida caseira.  Também é ponto de encontro de pescadores que se aglomeram na cachoeira  existente no rio Mamoré. 
Fonte: Secom - Governo/RO.

Coluna Almanaque - CASO DE POLÍCIA

$
0
0
Por Fábio Marques
Por enquanto nada de política. Somente algumas histórias passadas de boteco para boteco naquelas horas de êxtase, embriaguês e felicidade etílica, algumas tidas como fatos verídicos e outras fictícias ou a merecer crédito de fulanos e beltranos. Aliás, felizes daqueles que tem histórias como estas para compartir com os amigos. E mais felizes ainda aqueles que sabem rir de si mesmo e de suas histórias. Saber rir de si mesmo é não se levar tão a sério, é viver com mais liberdade. E vou sorrindo com minhas histórias, fictícias ou não.
******************************

O policial foi solicitado para atender uma ocorrência de estupro. Prendeu o autor. Na acareação frente a frente com o delegado o nosso amigo apresenta os envolvidos. A seu lado, a vítima, uma jovem de 17 anos, e ao lado dela uma testemunha. O delegado olha para a testemunha e pergunta, pois não vira o nome dela no rol de ocorrência:
- A senhora também foi arrolada?
O policial olha para o lado, aponta para a jovem vítima e intervém:
- Não doutor. Só quem levou a rola foi ela.
******************************

Morreu um policial durante o serviço e todos estavam preocupados em como dar a notícia à esposa. De repente um voluntário se prontifica. Algum tempo depois ele retornou e disse como foi que fez.
- Cheguei na residência, bati palmas e uma senhora me atendeu. Mantivemos o seguinte diálogo:
- A senhora que é a viúva do policial Pessanha?
- Não senhor, sou a esposa dele!
- A senhora tem certeza que não é a viúva?
- É claro que eu tenho certeza!
Ele então arrematou:
- Quer apostar?
*******************************

Aquele policial sairia do serviço às sete da manhã, porém naquele sábado por não haver viatura, foi liberado antes, à meia-noite e meia. Por isso neste mesmo dia acabou chegando em casa por volta de 1 hora da madrugada. Ao chegar, encontra na porta um bilhete que dizia: “Querido, fui à feira. Volto já”.
*******************************

Dos livros de ocorrências: “Senhor delegado, deu entrada no Pronto Socorro do Regional, um cidadão vítima de gargalhada. Gargalhada no peito, no rosto e nas costas. Segue anexo o gargalho da garrafa”.
*******************************

“Os anexos seguem em separado”.
*******************************

“O meliante estava de posse de uma bicicleta do sexo feminino”.
*******************************

“Entre os bens de penhora, foram confiscados uma máquina de lavar roupa suja em casa e uma mesa de comer velhinha de quatro pés”.
*******************************

Saideira: Uma respeitada senhora moradora da Avenida Beira-rio foi se queixar ao delegado que alguns meninos estavam tomando banho pelados na cachoeira do Rio Mamoré que passa no quintal da casa dela. O delegado mandou os meninos tomarem banho mais adiante. No dia seguinte foi de novo procurado pela senhora, dizendo que os moleques continuavam mergulhando pelados. – “Não é possível minha senhora, eles agora estão nadando longe de sua casa, lá na praia! Não podem ser visto da sua janela”. E a senhora: - “Da janela não, mas subindo no telhado eu ainda consigo ver os meninos pelados”.

TSE indefere prefeito mais votado e Guajará terá nova eleição em 2017

$
0
0
A Justiça Eleitoral confirmou que a cidade de Guajará-Mirim (RO) terá novas eleições para prefeito em 2017. A decisão foi anunciada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferir, nesta semana, o novo pedido de recurso do candidato a prefeito Antônio Bento (PMDB), que foi o mais votado nas eleições municipais de 2016. Os 9.722 votos de Antônio não foram contabilizados porque ele estava com a candidatura indeferida. As nova eleição será no dia 12 de março de 2017.
De acordo com a Justiça Eleitoral, a candidatura de Antônio Bento estava indeferida porque ele foi condenado a um ano e seis meses de detenção, em 2014, por falsificação de documento. Ele recorre da decisão desde a época da sentença.
O candidato já havia perdido outros dois recursos e recorreu pela terceira vez, na tentativa de reverter a situação perante a Justiça Eleitoral. No último dia 4 de novembro, o ministro do TSE, Napoleão Nunes Maia Filho, julgou o processo de forma monocrática e negou o pedido; na época, o candidato disse que recorreria da decisão novamente.
O juiz eleitoral responsável pela zona eleitoral de Guajará-Mirim e Nova Mamoré (RO), Paulo José do Nascimento Fabrício, disse que mesmo com a negativa do recurso, o candidato ainda pode recorrer diversas vezes ao TSE, mas a decisão de uma nova eleição não tem efeito suspensivo, ou seja, independente de qualquer novo recurso de Antônio Bento, os eleitores do município terão que votar e definir o novo prefeito no dia 12 de março do próximo ano.
"O TSE julgou o agravo regimental proposto pelo candidato Antônio Bento, que pretendia a revisão da decisão monocrática do ministro, que manteve o indeferimento da candidatura dele. Em razão dessa decisão, o calendário proposto pela Justiça Eleitoral será mantido e realizaremos um novo pleito", explicou.
Sobre a nova eleição para prefeito, o juiz eleitoral disse ainda que o processo eleitoral terá início no dia 6 de fevereiro, com todos os procedimentos de praxe. Segundo o magistrado, Antônio Bento está inelegível e só poderá concorrer novamente à prefeitura em 2022.
Antônio Bento disse que não teve acesso sobre
decisão.
"O candidato Antônio Bento está inelegível por oito anos em razão das consequências eleitorais previstas na Lei da Ficha Limpa, portanto ele não poderá se candidatar novamente, entretanto, nada impede que o partido dele possa apresentar um novo candidato. A partir do dia 1° de janeiro de 2017, o novo presidente da Câmara Municipal de Vereadores, que ainda será eleito pelos novos parlamentares, vai assumir temporariamente a administração do município. Depois da eleição do dia 12, a previsão é que o prefeito eleito seja diplomado a assuma a prefeitura ante do início de abril", ressalta.

Antônio Bento declarou que ainda não teve acesso ao teor da decisão do TSE sobre o caso, e que ainda irá se reunir com seus advogados para decidirem juntos qual o próximo passo a ser seguido em relação a candidatura indeferida.
"Só vou poder me pronunciar sobre essa decisão após conversar com os meus advogados na capital. Neste momento, não tenho como dizer se haverá ou não a possibilidade de entrarmos com um novo recurso", comentou.

Fonte: G1.

Ministério prevê iniciar inventário de usina binacional

$
0
0
Imagem ilustrativa.
O Ministério de Minas e Energia planeja iniciar em fevereiro de 2017 os estudos de inventário do projeto hidrelétrico binacional entre Brasil e Bolívia, afirmou nesta sexta-feira o ministro da pasta, Fernando Coelho Filho. O empreendimento, de três mil megawatts de capacidade, fica localizado próximo do município fronteiriço de Guajará-Mirim (RO) e tem investimento estimado em R$ 15 bilhões.“Nossa ideia é iniciar agora, no começo de 2017, os inventários particularmente dessa [usina] Brasil-Bolívia. Temos outras também que podem ser estudadas, no caso entre Brasil e Argentina, mas particularmente na que se refere à Brasil-Bolívia, os inventários vão ser iniciados em fevereiro e com prazo de 18 meses para ser concluído”, disse o ministro, após participar da inauguração da hidrelétrica de Jirau, de 3.750 MW, no rio Madeira, em Rondônia.Segundo ele, quando os estudos estiverem concluídos, o governo brasileiro, junto com o governo boliviano, vai decidir quando e de que forma dar início às obras.

Nesta sexta-feira, durante a cerimônia de inauguração de Jirau, a Energia Sustentável do Brasil (ESBR), consórcio dono da hidrelétrica, e a Eletrobras assinaram um memorando de entendimentos para cooperação técnica e ambiental para o desenvolvimento de estudos para a construção do projeto binacional. Na prática, o acordo permite que a ESBR dê supor

A ESBR é formada por Engie (40%), Chesf (20%), Eletrosul (20%) e Mitsui (20%). O investimento estimado em Jirau foi da ordem de R$ 19,6 bilhões.

Fonte: Rodrigo Polito.

Com nova eleição em Guajará, juiz prorroga intervenção de hospital

$
0
0

Hospital Regional de Guajará-Mirim foi interditado pela Justiça.
Após a Justiça Eleitoral anunciar que fará nova eleição para prefeito em Guajará-Mirim (RO), a 330 quilômetros de Porto Velho, o juiz da 1ª Vara Cível da cidade decidiu prorrogar a intervenção do Hospital Regional Perpétuo Socorro. Conforme a decisão, a unidade deve permanecer sob a administração da equipe gestora do estado por mais 120 dias, após o próximo dia 7 de janeiro, que seria o final do prazo estipulado da gestã temporária.
Os servidores assumiram a unidade hospitalar no último dia 15 de setembro, depois que o prédio passou por duas interdições em agosto, uma da Justiça do Trabalho e a outra da Justiça estadual, por más condições na infraestrutura e péssimas condições de trabalho para os funcionários.
O Juiz de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca do município, Paulo José do Nascimento Fabrício, declarou que a intervenção do estado foi prorrogada porque haverá nova eleição para prefeito no dia 12 de março de 2017. Segundo ele, o objetivo da nova determinação judicial é que a gestão do hospital volte para a prefeitura após a diplomação do prefeito eleito, que deve acontecer o final de março.
"Em razão dessa instabilidade eleitoral e da inexistência de prefeito eleito no município, eu prorroguei a Portaria da Secretaria Estadual de Saude (Sesau), que havia designado uma equipe de intervenção pelo prazo de 120 dias. Como não temos um corpo administrativo formado, entendi por bem, prorrogar por mais 120 dias essa intervenção no estado no Hospital Regional, até que o novo prefeito tome posse", explicou o magistrado.
Na época das interdições, a Justiça ordenou que os pacientes da clínica médica fossem transferidos para um hospital particular do município, e as alas da pediatria, clínica médica e centro cirúrgico recebessem reparos, além de outras salas do prédio que estavam com pisos quebrados, mofos nas paredes e teto e janelas com papelão.
Os equipamentos hospitalares em más condições e infestação de pombos, ratos, baratas e morcegos também foram cruciais para que o Poder Judiciário interditasse o local.
Com a chegada equipe gestora temporária, o Hospital Regional teve melhorias, constatadas pela Justiça em inspeções conjuntas com a Vara do Trabalho e o Ministério Público Estadual (MP-RO).
Após 45 dias, as alas da pediatria e clínica médica foram reformadas, e os equipamentos receberam manutenção. A cozinha, que estava desativada desde 2013, foi reformada e já está sendo usada novamente. O Centro Cirúrgico também foi reformado e poderá ser usado para fazer cirurgias de emergência e eletivas, mas ainda depende da liberação da Agevisa.
De acordo com o poder judiciário, novas inspeções na unidade devem ser realizadas durante o período de atuação da equipe gestora do estado, para acompanhar o trabalho dos servidores e averiguar se as determinações judiciais estão sendo cumpridas.

Fonte: G1.

Nova Mamoré: MP faz recomenda ao município e câmara para preenchimento de cargos

$
0
0
O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Guajará-Mirim,  expediu recomendação ao Chefe do Poder Executivo de Nova Mamoré e aos vereadores daquele Município para que observem requisitos mínimos, de ordem qualitativa, para  o preenchimento de cargos comissionados.
A recomendação foi emitida pela Promotora de Justiça Fernanda Alves Pöppl e se refere, em especial, à escolha para cargos de secretários municipais e membros das comissões permanentes da Câmara de Vereadores, tais como a de Licitação; Agricultura, Indústria e Comércio; Minas e Energia; Política Agrária e Defesa do Consumidor; Educação, Saúde, Assistência Social, Obras e Serviços Públicos;  Constituição e Justiça,  Finanças, Economia e, ainda, a Fiscalização Financeira e Orçamentária.
A Integrante do MP orienta, entre outros pontos, que sejam evitados desvios de finalidade e moralidade, tornando-se indispensável averiguar se a qualificação técnica da pessoa a ser nomeada é compatível com a natureza do cargo e a atividade a ser desenvolvida.
Com relação à Comissão Permanente de Licitação, a recomendação traz advertências para as especificidades do órgão, lembrando o Chefe do Poder Executivo Municipal e vereadores de Nova Mamoré sobre a importância da qualificação de seus integrantes.
A Promotora de Justiça expediu a recomendação, ao verificar a existência de problemas relativos à prestação do serviço público em Nova Mamoré, sobretudo em virtude da nomeação de pessoas sem a devida qualificação para serem secretários de órgãos municipais e chefes de comissões permanentes.
A esse respeito, afirma que muitas vezes funções e cargos comissionados são distribuídos em razão de alianças políticas e em detrimento de escolhas que deveriam ser técnicas.

Fonte: Ascom MP/RO

“Burrinho” recebe mais apoio para reeleição no Sindsef

$
0
0


A eleição da direção do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia (Sindsef) acontecerá no próximo ano de 2017, onde o atual coordenador Veldecy de Oliveira, conhecido popularmente por “Burrinho” disputará pela segunda vez.

 O trabalho de “Burrinho” tem sido reconhecido pela classe, inclusive ele esteve recentemente apresentando a Coordenação que deverá estar disputando o próximo pleito. Benício Adriano concorrerá na chapa como tesoureiro e a Professora Sônia Maria da Silva Araújo no cargo de secretária, para que possam juntos trabalhar na coordenação de Guajará-Mirim/RO.

Benício (e),  Professora Sônia Maria (c) e Burrinho (d).
Durante a reunião foram manifestados apoios a chapa que “Burrinho” disputará. A reunião contou com a presença da líder sindical, Eva Bezerra, que esteve participando do encontro para conhecer a chapa que disputará o próximo pleito.
Fonte: O MAMORÉ.

Terceira Rodada de Negócios do Tambaqui de Rondônia supera expectativa dos piscicultores

$
0
0
Evento serviu para a troca de informações sobre o mercado do peixe.
“Com a presença de 12 dos  principais compradores de pescado do Brasil, o resultado não poderia ser outro se não o sucesso das negociações”. Foi o que afirmou um dos piscicultores, Francisco Hidalgo, na 3ª Rodada de Negócios do Tambaqui de Rondônia, que logo nos primeiros 20 minutos vendeu toda a sua produção de 2017: 200 toneladas durante evento realizado sábado (17), em Ariquemes.
Para o piscicultor Oscar Saaveda,  de Trindad, no Departamento de Beni (Bolivia), eventos como a Rodada de Negócios promovida pela administração pública, além de promover intercâmbio entre os piscicultores e empresários e proporcionar novas expectativas de comércio para todos, também reflete positivamente nos outros países, pois  mostra o capricho do governante com o seu estado, a preocupação com o seu povo e o desejo de ser grande, no sentido de driblar a crise, reagindo, investindo no agronegócio, gerando emprego e renda. “Por isso que Rondônia atrai os olhares do mundo inteiro”, destacou Oscar.
O piscicultor, que  buscava  a transferência  tecnológica do melhoramento genético e da  qualidade da água, além do acesso às empresas fornecedoras de insumos e comercialização para a pesca no Beni, disse que realizou as operações comercias  com facilidade.
Governador Confúcio recepcionou comitivas.
Segundo Saaveda, em janeiro representantes das empresas na área de tecnologia e sistema de gestão e processo de produção vão a Bolivia. “No Beni, a piscicultura é semi-intensiva  e nós queremos mudar essa realidade buscando tecnologia e exportando a nutrição de Rondônia para produzir mais e com qualidade”, contou o boliviano.
O peruano Cristian Alarcan , além das novidades na área da tecnologia,  também  buscou empresas interessadas em instalar  um frigorífico de peixes em seu País, e conseguiu o primeiro contato com um frigorífico de Ariquemes. Segundo ele, as propriedades rurais são pequenas, porém tem muitos produtores de peixe,  e o frigorífico é fundamental para o avanço da piscicultura no Peru.
O governador Confúcio Moura destacou a importância da realização de feiras para fortalecer o vínculo comercial entre piscicultores e empresários.

Fonte: Secom - Governo/RO.

SEMCET homenageia mestres tradicionais de Guajará-Mirim. Evento será no museu nesta quinta

$
0
0
A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SEMCET) vai homenagear com o título de Mestre Tradicional de Guajará-Mirim pessoas que se destacaram durante o ano de 2016 nas áreas de Artes, Cultura Popular e Ofícios na prestação dessas atividades no município de Guajará-Mirim.
A medida atende dispositivos da Lei nº 1850, de 01 de dezembro de 2015, sancionada pelo prefeito Dúlcio da Silva Mendes (PT), que instituiu “a política municipal de proteção e fomento aos saberes e fazeres das culturas tradicionais de transmissão oral de Guajará-Mirim”. O evento será realizado no próximo dia 22, quinta-feira, a partir ds 19 horas, nas dependências do Museu Histórico Municipal.
Segundo a secretária municipal de Cultura, Esporte e Turismo, professora Wisnete de Paula Ojopi, durante o evento, cujo Museu encontra-se aberto à visitação pública, haverá exposição fotográfica do artista Vitor Augusto Maiae ainda a participação do Coral da Igreja Metodista Wesleyana.
Wisnete anuncia que receberão o título de Mestres Tradicionais do Município de Guajará-Miim as seguintes pessoas:
- Mestre das Artes: Paulo Cordeiro Saldanha, Aluizio da Silva e Dúlcio da Silva Mendes, todos membros-fundadores da Academia Guajaramirense de Letras (AGL);
- Metre da Cultura Popular: Georgina Ramos da Costa, Leonilson Muniz Souza, Olga Iara, Maria Alves da Silva e Umbelina G. Guacarane.
- Mestre de Ofício: José Máximo Lemos, José Maria dos Santos, Inácia Pereira da Silva e Cláudio Giuseppe Furlanetto.
A secretária esclarece que o Título de Mestre Tradicional de Guajará-Mirim é conferido, de acordo com a lei, a indivíduos que se reconhece e é reconhecida pela sua própria comunidade como representante e herdeiro dos saberes e fazeres da cultura tradicional de transmissão oral e que, através da oralidade, corporeidade e da vivência, dialoga, aprende, ensina e torna-se a memória viva e afetiva dessa cultura, transmitindo saberes e fazeres de geração em geração, garantido a ancestralidade e a identidade do seu povo.
“A administração do prefeito Dúlcio Mendes, durante todo o seu mandato, priorizou as áreas de Cultura e Turismo especialmente, e investiu o possível permitido pelo seu orçamento para fomentar, incrementare divulgar essas áreas tendo em vista o fato de Guajará-Mirim ser o berço cultural de Rondônia e o segundo mais antigo município do Estado”, concluiu a secretária.


Fonte: Assessoria de Comunicação da PMGM

Caminhão roubado no AC é achado em Guajará após denúncia anônima

$
0
0
Um caminhão roubado na cidade de Rio Branco (AC) no último sábado (17) foi recuperado em uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar (PM) no domingo (18) em Guajará-Mirim (RO), município localizado na fronteira com a Bolívia. Os policiais conseguiram encontrar o veículo em uma casa situada no cruzamento das avenidas Dom Xavier Rey e Marechal Deodoro da Fonseca, no Bairro Serraria, após receberem uma denúncia anônima. Dois jovens, ambos de 19 anos, foram presos em flagrante, suspeitos do crime de receptação.
Conforme as informações registradas no boletim de ocorrência, as prisões foram feitas por agentes do Serviço de Investigação e Captura da Polícia Civil (Sevic) e pela 1ª Unidade Especializada de Fronteira da Polícia Militar (1ª Unesfron). Os suspeitos foram abordados em frente à residência onde o caminhão roubado estava escondido.
Os policiais entraram em contato com a polícia do AC e confirmaram que o veículo havia sido roubado no dia anterior em um assalto na zona rural de Rio Branco. Na ocasião, o proprietário foi rendido, amarrado e espancado pelos assaltantes. Depois da confirmação, os suspeitos receberam voz de prisão e foram conduzidos à Delegacia Regional de Polícia Civil juntamente com o caminhão recuperado.

De acordo com a Polícia Civil, os criminosos foram autuados por receptação dolosa e após prestarem depoimento e realizarem o exame de corpo de delito, foram levados para a Casa de Detenção, onde estão à disposição do Poder Judiciário. O caminhão será devolvido ao dono, que mora em Rio Branco.

Fonte; G1.

Coluna Almanaque - AS MIL E UMA NOITES

$
0
0
Por Fábio Marques
O poeta era um escritor que tinha algum talento pro negócio, mas nunca tivera a valorização dos políticos que adoram se aproveitar do talento dos jornalistas em próprio usufruto. Era um sujeito tímido e alcoólatra. Já havia sido bonito um dia, mas chegando já aos cinquenta anos decidiu: “Mulher que quiser dar pra mim vai ter que pedir”. Vaidoso, nunca lhe agradara a ideia de prostitutas. Embora casado, já tivera vários romances torrenciais. Mas não vamos ao caso. O fato é que seu último “affair” havia lhe deixado cicatrizes, isto pelo fato de que já havia decidido que esta senhora bonita, carinhosa, de vinte e oito anos haveria de ser sua viúva. O problema é que de uma hora para outra esta senhora resolveu seguir seu destino de madame “bem casada e honesta” e foi embora com seu marido para uma cidadezinha a 20 quilômetros da capital. Estava o poeta num evento social no Pakaas Palafitas e bebia sofregamente seu Buchanans, quando de repente uma sensual morena clara de cabelos lisos pretos que escorria até as nádegas se aproximou. Há tempos que não via uma mulher tão bonita.
- Você que é o Fúlvio Máximo, não é?
- Sim, eu mesmo.
- Poxa, sabia que eu sou sua maior admiradora, sou sua fã, adoro o que você escreve no jornal e...
- Em suma, a senhora quer me dar – disparou o poeta.
- Isso mesmo – assentiu ela.
- Seguinte madame, conheço teu marido, é meu chegado, ele ta ali na beira da piscina bebendo com os amigos. Então façamos o seguinte: estou alojado numa cabana aqui do hotel. Apartamento 12, to indo pra lá agora. Aparece.
Ela apareceu (fecha cortinas).
***************************

Tava lá o escriba num dos cômodos do hotel San Carlos em La Banda com a esposa de um medíocre aprendiz de político da cidade (Não perguntem de qual cidade) quando em dado momento ela começou a filosofar.
- Vocês homens jamais vão entender as mulheres.
- Por quê?
- Porque vocês partem de um erro de enfoque. Para vocês existe pouca diferença entre os dois sexos. Sempre a mulher é quem tem mais sex-appeal e por isso deve ser motivo de cobiça. Mas existem “enes” diferenças.
- Mas que diferenças, além das lógicas e naturais?
- Nós mulheres não estamos nem aí em relação aos homens. Tudo o que a gente faz é em função das outras mulheres e vocês nem percebem.
- Olha, tá difícil...
- Meu querido, nós usamos vocês apenas para nos divertir e jogar confete para nossas rivais, só isso.
- Tudo bem, então quer dizer que não servimos para nada?
- Não é bem assim. Vocês são um mal necessário. Sem vocês a vida seria um tédio. Vocês fazem coisas que não nos interessam de maneira alguma. Coisas como acúmulo de dinheiro, de poder e outras besteiras. É claro que a linguagem é toda sexual. Mas enquanto nós já sabemos os detalhes desta linguagem desde que nascemos, vocês tem que elaborar de acordo com a culpa.
- Mas que culpa, tesão?
- A culpa que a gente incutiu em vocês desde que nasceram. Acredite, vocês são ridículos.
- Olha, gostei do tema e concordo com tudo. E aí, vamos dar outra?
- É claro, se isso te satisfaz.

Com alta do dólar e queda do real, bolivianos aquecem comércio

$
0
0
Com a alta do dólar, cotado em média R$ 3,40, e a desvalorização do real, cerca de 800 turistas bolivianos atravessam a fronteira com o Brasil diariamente para fazer compras em Guajará-Mirim (RO), a cerca de 330 quilômetros de Porto Velho. Entretanto, nos finais de semana, o número aumenta. No último sábado (17), por exemplo, cerca de 2 mil turistas visitaram o comércio do município e lotaram lojas para comprar presentes de natal, itens de decoração, além de calçados e roupas para as festas de final de ano.
De acordo com a empresa de navegação responsável pela travessia de turistas no Porto Oficial, todos os dias cerca de mil passageiros cruzam o Rio Mamoré até Guayaramerín. Destes, 800 são bolivianos. Já nos finais de semana o número de viajantes chega a 2,5 mil, sendo cerca de 2 mil oriundos do país vizinho.
O fluxo intenso de turistas da Bolívia deixa o centro da cidade movimentado e lojas lotadas. O principal motivo que atrai os compradores é a queda do real. Conforme cotação desta segunda-feira (19), cada R$ 1 vale em média $b 2,00. Os alvos preferidos dos compradores são perfumes, relógios, eletrônicos, calçados e roupas em geral, visando as comemorações para os festejos de Natal e Ano Novo.
A dona de casa Yonka Mongión Cuenca, que mora na cidade boliviana de Riberalta, a cerca de 200 quilômetros da fronteira, disse que a baixa da moeda brasileira faz com que haja uma inversão de potência no comércio local. Segundo ela, antes não compensava vir até o Brasil fazer compras, e os brasileiros é que iam até lá comprar, mas, hoje, a situação mudou devido o aumento do poder de compra dos bolivianos.
“Lembro que, em 2015, a Bolívia era lotada de brasileiros que iam para lá comprar de tudo, mas agora é diferente. O dólar alto fez o real cair, então o boliviano ficou um pouco mais valorizado e a tendência é que continuem assim. Antes eu não tinha condições de comprar aqui, mas agora com os preços mais baratos dá. Os produtos brasileiros são de boa qualidade, por isso, vim com minha família comprar roupas e presentes para o Natal”, explicou a compradora.
Já o engenheiro civil Audir Torrejón, que mora em Cochabamba, diz que prefere gastar um pouco mais e vir até Guajará-Mirim, porque os produtos são melhores e os preços compensadores. “É claro que é um pouco longe, mas estou de férias e vim visitar uns parentes em Riberalta. De lá, resolvi dar um ‘pulo’ aqui para comprar alguma lembrança de natal para todos os familiares e amigos. Estou levando bastante roupa e alguns calçados”, conta Audir.
O gerente de uma loja situada no centro de Guajará-Mirim, Sérgio Badra, explica que a expectativa é que o movimento de consumidores seja intenso até a primeira semana de janeiro. Segundo ele, o estabelecimento investiu na contratação temporária de dois funcionários e aumentou o horário de expediente para atender a demanda de clientes.
“Nossas vendas aumentaram tanto no atacado quanto no varejo, em sua maioria, para compradores bolivianos. Eles compram muito para uso próprio e também para revenda, porque nossos preços estão melhores do que lá”, comentou.

Turistas de Rondônia na Bolívia
Mesmo com o dólar em alta, alguns brasileiros também cruzam para a Bolívia, na tentativa de encontrar mercadorias com o preço mais barato, mas a maioria volta sem as compras desejadas. O motivo é que os preços dos produtos importados subiram no comércio boliviano, o que acaba assustando os consumidores brasileiros.
Para não perderem a viagem até o país vizinho, os turistas de algumas cidades de Rondônia aproveitam para conhecerem os pontos turísticos e a culinária boliviana. Este é o caso da estudante universitária Joana Callong Pérez, que viajou cerca de 850 quilômetros de Pimenta Bueno (RO) até a área de fronteira com o namorado Jean Pierre Canté.
“Estamos de férias e viemos conhecer a Bolívia e fazer umas compras, mas quando chegamos lá o preço não compensou. Olhei um celular que aqui custa em média R$ 1,2 mil, e lá estava custando R$ 1.150, então não vi nenhuma vantagem e preferi não comprar. A única coisa que compramos foi uma camisa que meu namorado gostou, no mais preferimos curtir alguns pontos turísticos e comer a comida boliviana, para conhecer um pouco da cultura deles”, disse a estudante de administração.
Outro turista que viajou até a fronteira e não gostou dos preços que conferiu na Bolívia foi o eletricista João Montillo Silva, de 48 anos, que foi acompanhado da esposa Maria Eulália Laborda. Eles são moradores de Porto Velho e resolveram aproveitar o final de semana para relaxar e fazer compras, mas foram surpreendidos pelos preços em Guayaramerín.
“Olha, eu imaginei outra coisa, sinceramente. Parece que os comerciantes jogaram sal nos preços, tudo muito caro, sem condições de comprar lá. Para não voltar sem nada, compramos algumas coisas, mas nada demais”, contou o casal.


Fonte: G1.

Câmara vota orçamento municipal nesta quarta-feira

$
0
0
Câmara de Vereadores.
O Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que define a previsão do Orçamento Municipal para o exercício de 2017, tramita desde o começo de Dezembro pelas comissões da Câmara Municipal de Guajará-Mirim e deverá ser votado em seu inteiro teor em caráter extraordinário na sessão plenária que acontece às 10 horas da manhã desta quarta-feira (21). A proposta contempla com as maiores parcelas as secretarias de Administração, de Educação e da Saúde. 
Numa situação que se repete em várias cidades do país devido ao aperto nas finanças, o Orçamento para o próximo ano na cidade "Pérola" também está passando pelo mesmo problema. A previsão inicial orçada em R$ 86.652.918,00 (Oitenta e seis Milhões, seiscentos e cinqüenta e dois mil, novecentos dezoito reais) não obteve parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado que, após o processo de análise, entendeu não condizer com a realidade municipal o montante proposto e aconselhou a redução dos valores. A proposta que irá para votação em plenário nesta quarta-feira é de R$ 84.964.098,00 (Oitenta e quatro milhões, novecentos e sessenta e quatro mil e noventa e oito reais) a serem investidos na Saúde, Educação, Obras e Serviços, Ação social e infra-estrutura municipal. À Câmara Municipal caberá administrar a adição de subsídios da importância de R$ 3.587.949,00 (Três Milhões, quinhentos e Oitenta e Sete Mil, novecentos e quarenta e nove reais). 
O Projeto de Lei Orçamentária faz a previsão das receitas e despesas a serem efetuadas no ano seguinte e abrange os poderes Executivo e Legislativo. O Orçamento é composto pela previsão de arrecadação dos impostos pagos pelos cidadãos, entre eles os que são cobrados pela Prefeitura, tais como o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), ISS (Imposto sobre Serviços) e ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis). 
O Orçamento Municipal é composto ainda pelos aportes de receitas feitas pelo Governo Federal e Estadual, com destaque para os recursos advindos do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), IPVA (Imposto de Propriedade de Veículos Automotores), IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e FPM (Fundo de Participação Municipal) – os dois primeiros, de origem Estadual e os outros dois, como repasses da União.

Fonte: Fábio Marques.

Homem é preso com cocaína em ônibus que saiu de Guajará-Mirim

$
0
0
Suspeito foi autuado em flagrante na Central de
Polícia.
Um homem de 28 anos, que era passageiro de um ônibus que seguia de Guajará-Mirim (RO) para Porto Velho , foi preso nesta segunda-feira (19) por tráfico de drogas. Com ele, dentro de uma mochila, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu duas grandes porções de cocaína. A prisão em flagrante aconteceu durante fiscalização de rotina, no posto da PRF, no Km 760 da BR-364.
Segundo consta em boletim de ocorrência, o ônibus foi abordado no posto de fiscalização da PRF, nas proximidades de Jaci-Paraná. Dentro do ônibus, no compartimento de bagagens, a PRF localizou uma mochila preta contendo dois tabletes de cocaína.
Como ninguém assumiu a propriedade da mochila, a equipe policial solicitou liberação das imagens das câmeras internas do ônibus e identificaram o suspeito.
À polícia, o suspeito confirmou que receberia R$ 1 mil pelo transporte do entorpecente. Segundo ele, uma mulher o encontraria na rodoviária da capital para pegar a droga e fazer o pagamento. A droga não chegou a ser pesada. O caso foi registrado na Central de Polícia.
Segundo ele, um homem o procurou em um hotel de Guajará-Mirim, e propôs o serviço de "mula". 


  1. Fonte: G1.

36 anos do Museu Histórico Municipal de Guajará-Mirim

$
0
0
A Prefeitura de Guajará-Mirim, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo estará promovendo nesta quinta-feira – 22/12 a partir das 19h – uma solenidade em comemoração aos 36 anos do Museu Histórico Municipal de Guajará-Mirim.
Em 22 de Dezembro de 1980, foi realizada a inauguração da primeira sala do Museu, tendo como visitante ilustre o Governador de Estado Jorge Teixeira de Oliveira. Desde então o Museu passou a ser grande destaque dentro do cenário Estadual.
Em 2015 a SEMCET preocupada com a regulamentação do mesmo instituiu a LEI N.º 1849/2015 que normatiza as ações do Museu e seu funcionamento.
O Museu Histórico Municipal de Guajará-Mirim com sede no prédio da antiga Estação Ferroviária tem por princípios fundamentais a valorização da dignidade humana, a promoção da cidadania, o cumprimento da função social da Administração Pública, a valorização e preservação do patrimônio histórico e cultural, a universalidade do acesso, o respeito à diversidade cultural, e o intercâmbio institucional.
 
A Solenidade em comemoração aos seus 36 anos contará com a seguinte programação:
 
Apresentação Musical Natalina - Subtenente Sampaio
Certificação dos Mestres Tradicionais de Guajará-Mirim
Coral da Igreja Metodista Wesleyana
Exposição Fotográfica – Fotógrafo Vitor Augusto Maia
Exposição “Viajando nas Imagens” -
 
Também em cumprimento da Lei Nº 1850/2015 que “institui a política municipal de proteção e fomento aos saberes e fazeres das culturas tradicionais de transmissão oral de Guajará-Mirim” será entregue a primeira titulação e registro dos Mestres Tradicionais de Guajará-Mirim.
Nesta primeira titulação serão agraciados como Mestres Tradicionais de Guajará-Mirim os seguintes cidadãos:
Mestre das Artes: Paulo Cordeiro Saldanha, Aluízio da Silva, Dúlcio da Silva Mendes e Alexandrina Gomes do Nascimento.
Mestres da Cultura Popular: Georgina Ramos da Costa, Leonilson Muniz Souza.
Mestres dos Saberes e Fazeres: Olga Iara, Maria Alves da Silva e Umbelina G. Guacarane.
Mestres de Ofício: José Máximo Lemos, José Maria dos Santos, Inácia Pereira da Silva e Cláudio Giuseppe Furlanetto.

Fonte: Assessoria.

RD POLÍTICA – Operação natalina preocupa, troca-troca no executivo, Guajará terá prefeito tampão

$
0
0
Um dos municípios de Rondônia com maiores dificuldades para se consolidar econômica e financeiramente é Guajará-Mirim, a Pérola do Mamoré. A passagem de prefeitos incompetentes e a maioria envolvido com atos corruptos deixou o município em situação difícil. Para contribuir ainda mais com as dificuldades os candidatos a prefeitos foram considerados inaptos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e novas eleições serão realizadas nos próximos 90 dias de 2017. Assumirá no próximo dia 1º durante o período pré-eleitoral o futuro presidente da Câmara.

Autor: WC - rondoniadinamica
Viewing all 7188 articles
Browse latest View live