Quantcast
Channel: O Mamoré - Estamos em Manutenção!
Viewing all 7188 articles
Browse latest View live

Mototaxista é preso por receptação em Guajará-Mirim

$
0
0
Uma denúncia levou policiais civis a recuperarem no município de Guajará-Mirim um veículo roubado em Porto Velho/RO, na tarde desta segunda-feira (05).
Diante denúncia anônima, agentes do Serviço de Investigação e Captura da Polícia Civil (Sevic) seguiram até a residência localizada Avenida Leopoldo de Matos, bairro Planalto, o veículo Fiat Strada Working, de cor vermelha, placa de Ji-Paraná. Em consulta constataram que o carro havia sido roubado na capital no último dia 27 de novembro. O proprietário da casa, que é um apenado do regime semiaberto e usa tornozeleira eletrônica, alegou que um mototaxista havia deixado o veículo roubado no imóvel para ficar escondido, até que pudesse ser atravessado para Guayaramerin/Bolívia. Com o apoio da guarnição da Unidade Especializada de Fronteira (Unesfron), os policiais do Sevic conseguiram localizar o motataxista Danilo R. C., de 24 anos, no cruzamento das Avenidas Rocha Leal e Campo Sales, no bairro Tamandaré. Questionado o mesmo confessou que iria ganhar R$ 300,00 para guardar o veículo, que seria atravessado para o país boliviano. Ele foi preso e conduzido ao prédio da Delegacia de Polícia Civil juntamente com o veículo recuperado.
Após os procedimentos legais, Danilo foi autuado em flagrante pela prática do crime de receptação, pagou fiança de meio salário mínimo, foi liberado e responderá em liberdade. O proprietário da residência em depoimento alegou não saber que tratava-se de um veículo roubado, ele também foi liberado.
O carro após ser periciado será restituído ao seu proprietário.

Fonte: O MAMORÉ.

Vereadores de Guajará-Mirim buscam apoio para município

$
0
0
Os vereadores eleitos de Guajará-Mirim, Pastor João (PSDC) e Kerling Brito (PTN), se reuniram nesta terça-feira (6), com o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), em busca de apoio para o município, que vive um clima de incerteza, com a possibilidade de realização de novas eleições para prefeito, previstas inicialmente para meados de março do próximo ano.
“Essa indefinição, aliada ao momento econômico e administrativo da cidade, tornam a missão do futuro prefeito e dos vereadores ainda mais difícil. Se com a estabilidade política a situação não é das melhores, sem ela o clima fica ainda mais tenso e toda a população acaba prejudicada”, argumentou Maurão.
Com a anulação dos votos do candidato a prefeito Antônio Bento (PMDB), novas eleições devem ocorrer. Até lá, quem for eleito presidente da Câmara Municipal, vai assumir o cargo de prefeito. O assessor do vereador eleito Isaac Carreirinha (DEM), Ronaldo Ribeiro, e o pastor da Igreja Internacional da Luz Divina, Elenilson Araújo, também participaram da audiência.
“Tem esta situação, mas o que temos que focar é o trabalho em prol da comunidade e para isso estamos aqui reunidos com o presidente, tratando da possibilidade de envio de emendas e outras ações para o município”, completou Pastor João.

Fonte: Secom - ALE/RO.

Loja Atacadão Popular tem novidades para as festas de fim de ano

$
0
0
Para atender seus clientes e novos clientes, a loja Atacadão Popular recebeu novidades para o fim de ano, são modelos infanto, juvenil e adultos.

Chegaram vestidos, shorts, macaquinhos, calças, saias, camisas, camisetas e conjuntos. Moda íntima e bolsas também chegaram no Atacadão Popular. Roupas em tamanho Plus size para homens e mulheres.
 Oferecendo desconto de 10% à vista e o parcelamento das compras no cartão em até 6x sem juros.
Visita  loja localizada a Avenida Dr. Lewerger, 4181, bairro Liberdade e estará com suas portas abertas nesta quinta-feira (08), feriado municipal em horário normal de atendimento das 08h às 12h e das 14h30min às 18h30min.






















Comissão de Saúde discute mudanças em UCT de Guajará-Mirim

$
0
0
O presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, Dr. Neidson (PMN), recebeu na reunião realizada nesta terça-feira (6), na Assembleia Legislativa, o presidente da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), Orlando Ramires.
Ramires foi convocado pelo deputado para prestar esclarecimentos quanto à decisão da Fhemeron em mudar a forma de atendimento referente à coleta de sangue em Guajará-Mirim.
Representantes do Conselho Municipal de Saúde de Guajará-Mirim e do antigo Banco de Sangue de Guajará, também participaram da reunião com questionamentos dirigidos a Orlando Ramires.
De acordo com o deputado, as mudanças ocorridas no município não foram previamente informadas às entidades ligadas à saúde, assim como a Assembleia Legislativa. Dr. Neidson questionou os motivos que levaram a federação a executar tais mudanças no sistema de coleta de sangue em Guajará-Mirim.
Orlando Ramires informou que as modificações foram tomadas a partir de uma decisão administrativa da Fhemeron. Segundo ele, critérios como desvio de função, redução de carga horária, contenção de despesa e aumento de produção foram levados em consideração.
De acordo com o presidente da Fhemeron, a medida de transformar a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Guajará-Mirim (UCT) em uma Agência de Distribuição de Sangue (AT) não irá gerar prejuízos para a população.
A modificação, que contou com a devolução de 23 servidores para a Sesau, todos lotados no ciclo do sangue, reduziu o quadro de funcionários, impossibilitando a realização das coletas de sangue diariamente.
O diretor da antiga UCT de Guajará, Francisco Lima, afirmou que o sangue produzido na unidade sempre atendeu a demanda de Guajará, como também o município vizinho, Nova Mamoré e o distrito de Extrema de Rondônia.
No entanto, ressaltou Lima, os critérios mencionados por Ramires foram fundamentais para que a UCT não conseguisse atingir o objetivo desejado pela diretoria da Fhemeron, que era o aumento da produção de sangue.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Roberto, disse que as entidades de Guajará se sentiram desrespeitadas com a atitude do governo em tomar a decisão sem consultar a população e seus representantes do setor da saúde.
Ele destacou que as necessidades de Guajará-Mirim precisam ser vistas de forma diferente em comparação a outros municípios, já que se trata de um município localizado em região de fronteira e distante dos grandes centros.
Ele questionou a possibilidade de a Fhemeron reverter à situação e voltar ao atendimento de coleta da forma anterior. Segundo Marcos, com a futura instalação do Hospital Regional Perpétuo Socorro, é necessário se ter uma visão do futuro.
De acordo com o presidente do Conselho, a demanda atual pode estar sendo suprida e a coleta realizada duas vezes por mês, porém disse que é preciso ações de mobilização da população e investimentos em campanhas para a doação de sangue.
“E isso não está acontecendo. Hoje, por exemplo, tem uma equipe da Fhemeron lá em Guajará realizando a coleta de sangue, mas não vai ter sucesso, simplesmente porque não houve divulgação”, declarou Marcos Roberto.
Orlando Ramires rebateu a afirmação de Marcos Roberto e confirmou o trabalho de divulgação e chamamento da população feito por uma assistente social enviada ao município, justamente para este fim.
Após ouvir todos os questionamentos e esclarecimentos, Dr. Neidson solicitou da Fhemeron, a realização de cursos de capacitação para coleta de plaquetas e informou que, mensalmente, serão realizadas avaliações do novo sistema de coleta para que seja comprovada a eficácia da transformação da UCT em AT.
Em comum acordo com Orlando Ramires, Dr. Neidson sugeriu que a Fhemeron se comprometa em realizar uma reunião em Guajará-Mirim e entidades pertinentes, para ouvir as necessidades da população e trabalhar em campanhas para o aumento da produção de sangue.
“É preciso saber se essas modificações foram benéficas ou não para a população de Guajará, assim como para as demais comunidades que tem nosso município como referência. E com certeza, se precisar voltar a ser como antes, faremos o que for necessário para isso”, garantiu Dr. Neidson.

Fonte: Secom - ALE/RO.

Parque de Guajará-Mirim terá atividade de manejo

$
0
0
Sedam anunciou procedimentos para licitar atividades de manejo e uso da unidade
Com a aprovação do Plano de Manejo de Gestão do Parque Estadual de Guajará-Mirim, a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) anunciou ontem que já está iniciando os procedimentos para licitar as atividades de manejo e uso da unidade, que deve por fim aos crimes de invasão e grilagem na área de conservação ambiental.
Segundo o titular da Sedam, Vilson de Salles Machado, o plano aprovado vai ordenar e dar direção a todas as atividades desenvolvidas ou a desenvolver no parque, incluindo sua exploração econômica, que vai obedecer à regra da sustentabilidade, definindo, por conseguinte, aquilo que pode e o que não pode ser executado. Ele citou, por exemplo, o desenvolvimento e exploração do ecoturismo, como atividade basilar de exploração e convivência pacífica com a natureza, preservando os recursos naturais e a biodiversidade.
O Parque, que tem uma área de 207.148,266 hectares, inteiramente protegida por lei (Decreto nº 4575/90 e Lei Estadual 700/96), vai dispor de pouco mais de R$ 2 milhões para sua implementação, recursos que serão disponibilizados ao estado pela Santo Antonio Energia, como compensação ambiental, e que certamente vai impulsionar várias atividades de caráter econômico de produção sustentável, as atividades extrativistas e outras que podem colaborar para manter as florestas como ambientes florestais, com exploração sem agressão.

A área do parque é relativamente grande e exige da Sedam, como órgão fiscalizador, um trabalho contínuo e perspicaz, de modo a combater as invasões e as consequentes agressões ao meio ambiente, para manter sua área territorial competentemente protegida conforme estabelece a lei, e a aprovação de seu plano de gestão, de acordo com Vilson de Salles, tem exatamente esta função.

Fonte: Assessoria Sedam.

Feriado municipal em Guajará-Mirim

$
0
0

Nesta quinta-feira (08), é feriado municipal em decorrência ao Dia da Padroeira do município, Nossa Senhora do Seringueiro.
As repartições públicas municipais, estaduais e federais não terão expediente ao público nesta quinta-feira, 08, voltando à normalidade na sexta-feira, 09, conforme o Decreto que estabelece feriado municipal em Guajará-Mirim, é o de Nº 1.626- de 31 de outubro 2012.

Padroeira de Guajará-Mirim
A histórica Católica oficial, coincide com o início da prelazia de Guajará-Mirim, criada pela Santa Sé a 1º de Março de 1929, com a bula "Animarum Cura" do Papa Pio XI, fundando a Prelazia de G. Mirim, "Para a catequese dos índios e dos seringueiros". Antes porém, missionários jesuítas e Salesianos já vinham de forma esporádica, anunciando Jesus Cristo na região.
 A 25 de janeiro de 1926, é inaugurada a primeira capela Nossa Senhora do perpétuo Socorro, construída pelo Cel Paulo Saldanha com o povo de Guajará-Mirim.3) A 20 de dezembro de 1928, o Padre Carlos Antônio Peixoto, salesiano, é constituído primeiro pároco de G. Mirim.4) A 23 de Janeiro de 1932, chegada com a lancha Horto Barbosa, de Monsenhor Francisco Xavier Rey, do Padre Francisco Maria Hérail e do Frei Teófilo Arcanbal, franciscanos da terceira ordem regular. (TCR).5) A 25 de janeiro de 1932, o Padre Peixoto empossou o primeiro prelado, Mons. Francisco Xavier Rey, que numa carta ao superior Geral Franciscano, escrevia: "Aqui tudo é novo, tudo é grande, tudo é feito para satisfazer os corações mais ardorosos"6) Logo no começo, Mons. Rey voltou sua atenção para a EDUCAÇÃ0; Ele criou 33 escolas no Guaporé-Fundou, em. 1933 o Colégio Santa Terezinha que, em 1935 foi entregue aos cuidados das irmãs Calvarianas, passando então, a chamar-se "Colégio Nossa Senhora do Calvário. Continuou porém com a mesma finalidade, que era a educação das moças ribeirinhas, futuras professoras e animadoras das comunidades do interior.
Mons. Rey, teve também a mesma atenção com' a área da saúde, criando um tipo de atendimento domiciliar aos doentes, e em 1946, o hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que foi entregue em 1956, ao Governador do Território Federal do Guaporé.8) Em 1948, Dom Francisco Xavier Rey, é sagrado Bispo na Igreja Nessa Senhora de Fátima, no Sumaré em São Paulo.
  Em 1956, D. Rey lança os alicerces da Catedral Nossa Senhora do Seringueiro.
 A 18 de novembro de 1964, é fundada pelo Padre F. A Bendoratis, a Rádio Educadora.11) Autêntico defensor dos índios, Dom Rey encabeça, em1961 o movimento de aproximação dos índios Oro-Wari (Pacaas Novos), planejado pelo então Serviço de Proteção ao Índio (SPI). Ele delega o Frei Luiz Gomes Arruda (Dom Roberto), que permanecerá 06 meses embrenhado nas natas do Rio Negro-Ocaia, antes de conseguir o contato e a paz com os indígenas.12) Em1962, D. Rey inaugura um consultório médico, que mais tarde virá a ser o Hospital Bom Pastor, criado e administrado pelo Padre Bendoratis, e hoje, pelas Irmãs Servas de Maria Reparadora.
  Em 1964, Mons. Luiz Gomes de Arruda é nomeado pela Santa Sé, prelado Coadjuntor de D. Rey, com direito à sucessão.14) Em 1965, o Padre Bendoratis funda a aldeia indígena Sagarana, logo mais administrada por Mons. Roberto, a fim de salvar os 0rc-Wari em perigo de vida (Tuberculose ou outras endemias ).15) Em 15 de agosto de 1966, Dom Robertc Gomes de Arruda, é consagrado segundo Bispo de G. Mirim, na Igreja São José de Mogi Mirin, São Paulo. Dom Roberto é o criador das primeiras comunidades Eclesiais de base (Centros Comunitários de Guajará Mirin).16) A 08 de dezembro de 1978, Dom Reberto renuncia a administração da Prelazia e torna-se grande missionário e animador das comunidades de Nova Região de Colorado do Oeste.17) Na mesma data, Pe. Geraldo Verdier é eleito vigário Capitular (administrador) da prelazia de G.Mirim.
  A 25 de dezembro de 1980, a Santa Sé eleva a Prelazia de G. Mirim à categoria de Diocese. Seu primeiro Bispo Diocesano, o Terceiro Bispo de G. Mirin, D. Geraldo Verdier, sagrado no mesmo dia, na Catedral Nossa Senhora do Seringueiro, pelo núncio apostólico, Dom Carmine Rocco.I19) Diante do crescimento da população, a nova Diocese acolhe outras congregações religiosas femininas e masculinas; Irmãs catequistas franciscanas, Padres Palotinos, missionários Claretianos, Servas de Maria Reparadoras, Franciscanas da Santíssima Trindade, Irmãzinhas de Imaculada Conceição, Irmãs de São José de Chambéry, Frades Capuchinos, Projeto igrejas-Irmãs do Paraná.
 A 06 de Agosto de 1982, é fundado o seminário Menor "Nossa Senhora das Graças" e, a 11 de fevereiro de 1991, o Seminário "Nossa Senhora do Seringueiro", com o Curso de Filosofia, aberto às Dioceses vizinhas.
  A Diocese de G. Mirim, abrange una superfície aproximadamente de 90 O00 Km2, com 150.000 habitantes, 08 municípios e 9 paróquias.

Fonte: O MAMORÉ com informações da Diocese de Guajará-Mirim.

Pontes na BR 425 serão recuperadas pelo DNIT

$
0
0
Ponte BR Engenheiro Isaac Bennesby (antiga BR 425)
Superintendência Regional do DNIT/RO-AC vai recuperar as pontes metálicas dos rios Araras e Ribeirão, na BR 425. A confirmação da realização da obra foi dada pelo órgão ao deputado estadual Dr. Neidson (PMN), que havia apresentado uma reivindicação ao Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, quando de sua visita a Rondônia na semana passada.
O superintendente do DNIT/RO-AC, Sérgio Mamanny, antecipou ao parlamentar que nos próximos dias será assinado um contrato para a manutenção da BR-425 em toda a sua extensão, que contemplará também o reparo dos “pranchões” das duas pontes. A intenção, de acordo com o superintendente, é que intervenção inicie já com a liberação da ordem de serviço.
Dr. Neidson agradeceu a atenção dada pelo Ministério dos Transportes e pelo DNIT a uma reivindicação sua e lembrou que o reparo das pontes quando concluídos, é necessário para melhorar a mobilidade na região de Guajará-Mirim, Nova Mamoré.

“Estamos acompanhando o andamento da obra que já se encontra em ritmo bem avançado. Esperamos que muito em breve possa ser concluída. É uma obra importante para impulsionar o comércio e o turismo na região”, declarou o deputado. (AI)

Fonte: Assessoria.

Coluna Almanaque - MANIFESTO NA MESA DO BAR DO CLÓVIS

$
0
0
Por Fábio Marques
Podem até achar que este manifesto não passa de devaneios de um bêbado comunista. Podem até dizer que foi escrito entre a terceira e a quarta cerveja, mas a verdade é que cada dia mais me bate a sensação de que não passamos de meros escravos e lacaios do poder mundial. O império da falcatrua endolarada atua cada vez mais sobre nós. A gente só vai ser livre de verdade como povo no dia em que a gente conseguir se desprender das amarras da Águia imperial. Afinal, servidão colonial significa impossibilidade de fazer história.
Os “Istêites” não querem ser amigos de ninguém, mas sim temidos, e se possível, pela força de fuzis e napalms. São eles que detém o monopólio da guerra e a supremacia militar. Seu “American-way-of-life” é feito na base do arregaço. A maré montante das gangues americanas é se envolver cada vez mais em conflitos bélicos pelo controle do petróleo fúnebre e em fase de extinção. Mas também existe nos anais da Federação do Baixinho Invocado (FBI) e da “Ciaêi” uma tendência irrefreável do deslocamento do eixo geopolítico do Oriente para as florestas tropicais da nossa Amazônia Legal.
Do Alcorão ao Proálcool a ocupação Ianque atingiu o Zênite com a tomada da Vale do Rio doce. Ali tava na cara que era uma ocupação de recursos que visava ao inevitável ocaso do petróleo, cuja espuma flutuante está concentrada no Oriente Médio. Que Alá tenha colocado petróleo ali e que este petróleo tenha se blindado de força mística e étnica é um grozope significante porque o afã de morrer pode ser também um impulso vital. É essa morte como fé e não como temor que deixa de cabelos em pé o Pentágono cocaínico. Petróleo, dólar e bomba sempre vão estar interligados.
Já está na mesa de negociações dos bacanas lá de Washington o genocídio da Raça Brasil. O interesse do capital mundial não vai de encontro com a nossa sobrevivência devido à penúria das matérias primas de lá e do declínio dos combustíveis fósseis que se encontram em poder da rapina Ianque. É de todos sabido que foi o desenvolvimento que gerou o subdesenvolvimento, assim como foi a metrópole que pariu a colônia. As metrópoles lá de “arriba” precisam mais da gente do que a gente deles.
Trampamos todos os dias de sol a sol da Câmara de Guajará até as lojas de calçados lá no Candeias, desde São paulo até Cingapura somente para engrossar as testas de Wall Street e construir os Trade Centers de Nova Iorque. Enquanto isso a burguesia safadista de fortuna espúria e mal adquirida prevarica com o gringo Ianque arreganhado-lhes a bunda em honoris-causa. É de arrebentar os culhões ver uma gente que um dia botou pra correr Villegaignon e Maurício de Nassau, de repente se ajoelhar para a Coca-cola.
Por mais sangria que represente a tirania do dólar, o que almejam os donos do capital mundial não é somente dar um tapa na grana, mas sim tomar de conta do nosso território com sol, água, clorofila e fotossíntese. Roubar o solo, como dizia Karl Marx. É muito provável que as “plantations de biopirataria” fiquem sob controle dos “Istaduzunidus”. Vide o Iraque que hoje se transformou num posto de gasolina dos “USA & ABUSA”.

Marinha do Brasil inicia Operação Verão 2016/2017

$
0
0
A partir do dia 15 de dezembro, a Marinha do Brasil inicia a Operação Verão 2016/2017. A ação é realizada todos os anos por meio dos Distritos Navais, Capitanias dos Portos, Delegacias e Agências nas áreas de maior concentração de embarcações de esporte e recreio do País, neste período em que aumenta a intensidade do tráfego desses tipos de embarcações.
Dados da Superintendência de Segurança do Tráfego Aquaviário da Diretoria de Portos e Costas (DPC) mostram que somente no verão de 2015/2016 ocorreram mais de 40% do total dos acidentes registrados até novembro deste ano. As lanchas e motos aquáticas se destacam nas estatísticas. Nos últimos três verões elas representaram mais de 70% dos casos registrados com embarcações de esporte e recreio.
De acordo com informações da DPC, a principal causa dos acidentes em embarcações de esporte e recreio é a falha humana. Por isso, este ano a Campanha traz como tema a valorização da segurança da família e dos banhistas durante as atividades de lazer com peças que frisam a importância de se adotar atitudes conscientes para prevenir acidentes e preservar a vida não apenas dos responsáveis pela embarcação, mas de todos os que estão a sua volta.
Com o conceito “Se liga, você é o capitão”, a mensagem chega ao público com uma linguagem descontraída, refletida nas ilustrações de famílias em paisagens do litoral brasileiro. A Campanha promove a divulgação das principais regras de navegação e a importância do seu cumprimento para quem deseja aproveitar a época mais quente do ano de modo seguro.
Naufrágio, abalroamento, queda de pessoas na água, incêndio e colisão são os casos que mais se destacam nas estatísticas. De dezembro de 2015 a março de 2016, as embarcações que mais se envolveram com esses acidentes durante o lazer foram lanchas (58%), motos aquáticas (15%) e botes (14%).
Ao longo de toda a Operação Verão 2016/2017, Organizações Militares da Marinha do Brasil se mobilizam para verificar o cumprimento das regras de segurança da navegação. Para isso, Agentes da Autoridade Marítima Brasileira intensificarão as ações de fiscalização, envolvendo os seguintes aspectos: habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, a lotação e o estado da embarcação. Além disso, serão utilizados
etilômetros, tendo em vista que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores.
A Operação Verão 2016/2017 incluirá também ações de presença de agentes da Autoridade Marítima Brasileira em entidades náuticas, clubes, marinas e colônias de pescadores, para realização de palestras educativas e dicas sobre as principais normas de segurança da navegação.
Todo o material da Campanha da Operação Verão 2016/2017 está disponível no seguinte endereço eletrônico: http://www.dpc.mar.mil.br/pt-br/comunicacao-social/op_verao16_17
Confira as 15 recomendações para a Segurança da navegação:
1) Esteja atento e vigilante durante a navegação.
Você é o responsável por tudo que acontece a bordo. O timão está em suas mãos!
2) Navegue a mais de 200 metros de distância da praia, respeite os banhistas.
Lembre-se, seu direito termina quando começa o do outro.
3) Tenha em mãos a sua habilitação e os documentos obrigatórios.
Confira tudo antes de sair e passe o dia tranquilo.
4) Conduza sua embarcação com velocidade segura.
Isso permite a realização de manobras em caso de situação imprevista e evita acidentes.
5) Faça manutenção preventiva na sua embarcação.
Assim como a gente, a embarcação também precisa de cuidados constantes. Cuidem-se!
6) Não consuma bebidas alcoólicas quando for conduzir sua embarcação.
Quando existe respeito, a diversão não tem limites.
7) Conheça bem todos os lugares por onde a embarcação irá navegar.
Não navegue no “escuro”.
8) Conheça a previsão do tempo antes de sair e fique atento às possíveis mudanças.
Com precaução, não existe mau tempo.
9) Previna incêndios em sua embarcação.
Pequenas medidas, como verificar o quadro elétrico e a validade dos extintores de incêndio evitam grandes tragédias.
10) Respeite o limite de pessoas a bordo e garanta a estabilidade da embarcação.
A maioria dos acidentes com vítimas fatais são causados por esse descuido.
11) Informe seu plano de navegação e a lista das pessoas a bordo ao seu iate clube. Leve sempre um equipamento de comunicação.
Navegar é bom, mas mantenha contato com terra firme.
12) Calcule o consumo de combustível para ir e voltar.
Guarde sempre um terço para eventualidades.
13) Quando ancorado, não movimente a embarcação se tiver alguém por perto na água.
A diversão e a segurança precisam navegar juntas!
14)Tenha coletes salva-vidas para todos a bordo.
Mas não se esqueça de que a prevenção é o seu melhor salva-vidas.
15)Não polua mares, rios e lagoas.
O meio ambiente e a sua família agradecem.
A Marinha do Brasil convida a população a participar da Operação Verão. A conscientização é tão importante quanto a fiscalização. Procure a Capitania dos Portos, Delegacia ou Agência mais próxima de sua região por meio dos sites www.mar.mil.br ou www.dpc.mar.mil.br e denuncie alguma situação que represente risco para a segurança da navegação, para a salvaguarda da vida humana no mar e para a prevenção da poluição hídrica.
É a Marinha do Brasil trabalhando pela sua segurança!
Respeite as regras de navegação. Sua família agradece!

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da DPC

Procon de Rondônia orienta consumidor para as compras de Natal

$
0
0
O Natal está se aproximando e muitas lojas, para atrair a atenção dos consumidores, estão com as vitrines repletas de sugestões e promoções. Qualquer que seja a opção, desde uma pequena lembrança a um presente de custo elevado, para não errar na escolha, o programa de Orientação, Proteção e defesa do consumidor (Procon) em parceria com a Associação dos Procons do Brasil orientam que é preciso levar em conta o perfil dos presenteados, sem esquecer de considerar a disponibilidade financeira, pois uma compra consciente pode garantir uma comemoração agradável e evitar futuros problemas.
“Planejar os gastos é essencial para fugir das tentações das novidades e não comprar nada que não seja realmente necessário e vá ser usado”, alerta Rui Costa, coordenador estadual do Procon em Rondônia, ressaltando que, além disso, no início do ano vêm as despesas com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre Propriedade de Veículos (IPVA) e material escolar.
Escolhido o presente, é hora de pesquisar preços, pois estes variam entre os estabelecimentos. A pesquisa também deve ser feita se a opção do consumidor for comprar pela Internet. Nessas situações, o consumidor deve ficar atento ao endereço eletrônico, que deve começar com https:// e ao cadeado de segurança que deve aparecer na tela.
É importante, ainda, imprimir o comprovante da compra com a descrição do pedido e pedir um e-mail de confirmação que deve conter a data de entrega do produto. Sites que não disponibilizam telefone, endereço e CNPJ devem ser evitados. Deve-se também evitar efetuar compras em sites que tenham domínio fora do País, sem o “.com.br”.
Como acontece com as demais compras efetuadas fora de estabelecimento comercial (catálogo, telefone, porta a porta), nas compras pela Internet, o consumidor tem um prazo de sete dias após o recebimento da mercadoria ou da assinatura do contrato de serviço para desistir da contratação. Além disso, todos os valores pagos devem ser restituídos, inclusive o frete.
O apelo é grande, e o Procon estadual alerta que as informações sobre o preço a vista e a prazo, o número de parcelas, e ainda as taxas de juros mensais e anuais, devem estar afixadas em local de fácil acesso de forma legível e clara.
Sempre que possível é preferível comprar a vista e pechinchar descontos. Se a compra for a prazo, o consumidor deve ficar atento às taxas de juros e número de parcelas para evitar gastos desnecessários. “É importante, ainda, conhecer o produto que se pretende comprar”, aconselha Rui Costa.
Ao adquirir um eletroeletrônico, por exemplo, a recomendação é pedir uma demonstração do produto, para conferir se ele está funcionando corretamente. Verificar se o manual de instruções está em português e se o certificado de garantia e a nota fiscal acompanham a mercadoria, também é fundamental.
É preciso observar as embalagens dos produtos, que devem ter todas as informações em português. Alimentos e cosméticos devem apresentar, entre outros, dados de: registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume ou quantidade, o fabricante ou importador. No caso de roupas e calçados, é importante verificar a possibilidade de troca se o presente não agradar, pois a troca é garantida pelo Código de Defesa do Consumidor somente se o produto apresentar defeito e após ser levado para a assistência técnica.
Reclamações e orientações podem ser realizadas através das regionais localizadas nos municípios de Ariquemes (3536 1128), Guajará Mirim (3541 2366), Ji-Paraná (3423 8833), Porto Velho (3216 1026), Rolim de Moura (3442 9091) e Vilhena (3322 4941).

Fonte: Secom Governo/RO.

Sessão solene entrega homenagens a policiais e bombeiros militares

$
0
0
A manhã desta sexta-feira (9) foi marcada pela realização de sessão solene no Plenário da Assembleia Legislativa, realizada em conjunto pelos deputados Dr. Neidson (PMN) e Hermínio Coelho (PDT), quando foram entregues honrarias de voto de louvor e Medalha de Mérito Legislativo a policiais e bombeiros militares de Rondônia e à empresa Ciclo Cairu, de Pimenta Bueno.

O deputado Dr. Neidson enalteceu o trabalho dos bombeiros e policiais, dizendo que todos seriam merecedores desta honraria e destacou o trabalho da empresa Ciclo Cairu pelo desenvolvimento e envolvimento com o Estado.

O deputado Hermínio Coelho disse ter sido sempre um admirador da Polícia Militar, ressaltando ter orgulho de ser amigo de vários deles. Ele lamentou as condições de trabalho em que muitos atuam, e, em especial, relativo aos salários. “Por isso, esta homenagem é simples, mas com grande valor a todos os trabalhadores. Queria poder fazer mais a todos vocês que dedicam suas vidas com respeito a toda população”, afirmou.

Hermínio ressaltou os projetos desenvolvidos como o do bombeiro e policial mirim, que segundo ele deveria ser mais prestigiado pelo governo e finalizou parabenizando a todos. “Vocês merecem muito mais, um abraço”, acrescentou.

O comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel PM Antônio Matias de Alcântara, disse ter orgulho de pertencer ao batalhão que mais prende e recaptura foragidos da Justiça. Ele enumerou as ações desenvolvidas pelos homenageados e lamentou que apesar de todo este trabalho, muitas vezes se vê a Justiça soltar um bandido na audiência de custódia.

O representante do comandante geral, coronel PM Alexandre Almeida, destacou o trabalho da tropa da Polícia Militar, o apoio do deputado Hermínio nas causas da PM e as dificuldades em administrar o policiamento em uma cidade complexa como Porto Velho, a fim de manter o padrão no atendimento.

“Apesar de muitos não verem o trabalho efetivo da Polícia Militar”, ressaltou Almeida, “somos o espelho da sociedade, prontos sempre para cumprir nossa missão de proteger, sem dia e hora para o trabalho”.


Representando o Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar, o tenente coronel BM Roberto Eloi de Souza saudou e agradeceu a honraria e ressaltou a missão do grupamento de bombeiros, que é o de salvar vidas, do pessoal que veste a camisa, mesmo com dificuldades para oferecer o retorno que a sociedade merece.

Trio é preso com sete quilos de pasta base de cocaína em Ji-Paraná

$
0
0
Droga foi encaminhada para a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Ji-Paraná.
Uma mulher de 24 anos e dois homens, um de 23 anos e outro de 33, foram presos na última quinta-feira (8) em uma residência do 2º distrito de Ji-Paraná (RO), a cerca de 370 quilômetros de Porto Velho, com aproximadamente sete quilos de pasta base de cocaína. As prisões ocorreram depois que a Polícia Militar (PM) recebeu denúncias informando que o local funcionava como um centro de distribuição de drogas.
Após as denúncias, a PM compareceu até a casa localizada no Bairro Nova Brasília e, lá, encontrou o trio. Segundo o boletim de ocorrência, um dos suspeitos apontou o local onde o entorpecente estaria escondido.
Cerca de sete quilos de pasta base de cocaína foram encontrados em um armário de cozinha. O suspeito de 33 anos afirmou que havia comprado o entorpecente em Guajará-Mirim (RO), na divisa do país com a Bolívia.

Os três suspeitos foram encaminhados para a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Ji-Paraná, juntamente com a droga apreendida. Duas motocicletas, que supostamente eram utilizadas para entregar drogas na cidade, também foram apreendidas, além de eletrodomésticos de origem suspeita.

Fonte: G1

Denúncia leva equipe do Sevic a apreender droga no bairro Triângulo

$
0
0
A substância entorpecente que seria comercializada dentro de uma residência no bairro Triângulo, no município de Guajará-Mirim, foi apreendida na tarde desta sexta-feira (09), segundo policiais civis. Uma mulher foi presa.
A informação que chegou aos agentes do Serviço de Investigação e Captura (Sevic) que apenado do
regime semi aberto por nome de Aldison Velez de Souza, vulgo “Cri”, de 24 anos, estaria na sua residência situada a Avenida 1º de Maio comercializando droga. Os agentes em diligência pela moradia denunciada avistaram “Cri” dentro da casa e este fechou a janela para impedir contato com os policiais. Os agentes em diálogo com Leiriane da Silva Jacques, de 27 anos, amásia de “Cri”, o homem aproveitou e se apossou de uma faca e fugiu pelos fundos da casa. Com a entrada dos policiais na residência a mulher apresentava estar bastante nervosa, enquanto alguns agentes correram atrás do fugitivo, outra equipe realizou buscas na casa e localizando embaixo de uma cômoda um embrulho envolto em fita de cor verde e parcialmente aberto contendo aproximadamente 1 kg de droga. Na revista a mulher foi encontrada uma porção de substância entorpecente. Leiriane confessou ao policiais civis que o seu esposo ao avistar os policiais lhe entregou a porção. Dentro de um cachorro, de porcelana, foram apreendidas 13 porções de cocaína e uma porção de maconha. Também uma balança foi apreendida provavelmente utilizada na confecção das porções que eram comercializadas, segundo a Polícia.

Leiriane, as drogas e a faca utilizada por “Cri” foram apreendidas e conduzidas para a Delegacia de Polícia Civil onde o flagrante foi realizado. Adilson está foragido, mas as investigações continuam.

Fonte: O MAMORÉ.

Atletas da Asape-GM tomam conta do pódio

$
0
0
Atletas da Associação de Apoio e Promoção ao Esporte de Guajará-Mirim/RO – Asape-GM, se destacaram de forma positiva na 4º e última etapa da Corrida da Trilha ‘Etapa Terra’, no último final de semana na capital Porto Velho.
A largada teve como palco a Estrada do Santo Antônio, na área da Associação dos Militares da Reserva da 31º CSM. O evento teve duas categorias, adulto (masculino e feminino) e kids (masculino e feminino). A largada da categoria kids ocorreu às 18h, e às 19h dos adultos. O evento teve aproximadamente 300 inscritos.
Esta última etapa realizou-se no período noturno no meio da mata, tendo um percurso de um pouco mais de 5 quilômetros.  Todos os participantes fizeram uso de lanternas para suas próprias seguranças.  Os atletas da Asape-GM, Ageu Taborda, Elenilson Soares e Fábio Ribeiro, representaram tanto a Associação da cidade de Guajará-Mirim de forma brilhante neste já tradicional evento.
Elenilson Soares, campeão das duas últimas provas, ‘Etapa Ar’ e ‘Etapa Fogo’, consagrou-se novamente o homem mais rápido da ‘Etapa Terra’, cruzando a linha de chegada com o tempo de 19m10s. O atleta Fábio Ribeiro, mesmo sofrendo uma queda no percurso e errando a chegada devido sua lanterna ter queimado, ainda assim, conquistou o quinto lugar. Já o atleta Ageu Taborda fechou o percurso na oitava colocação.
“Os obstáculos foram inevitáveis no decorrer do percurso, mesmo todos utilizando lanternas, era quase impossível ver onde se pisava devido à escuridão. Mas, com a graça de Deus e, muita cautela e determinação consegui ultrapassar todas as barreiras e conquistar mais uma vitória para meu currículo”, disse Elenilson Soares.

O pódio foi composto desta forma: 1º Elenilson Soares, de Guajará-Mirim – RO; 2º Tiago Prates, de Candeias do Jamary; 3º João Bosco, de Porto Velho; 4º Wesley, de Porto Velho; 5º Fábio Ribeiro, Guajará-Mirim – RO e 8º Ageu Taborda de Guajará-Mirim/RO.

Fonte: Diário da Amazônia.


Projeto de apadrinhamento de crianças em Guajará-Mirim

$
0
0
Na próxima segunda-feira, 12, no Fórum Nelson Hungria, ocorre a cerimônia de lançamento do Projeto “Apadrinhando uma História” na comarca de Guajará-Mirim. Por meio dessa iniciativa, pessoas com interesse e disponibilidade poderão se tornar “padrinhos e madrinhas” de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. O projeto foi instituído pela Corregedoria-Geral da Justiça através do Provimento n.º 014/2014-CG, normatizando-o para todo o Estado de Rondônia.
A primeira Comarca a aderir ao Projeto foi a da capital. Assim como em Porto Velho, na comarca de Guajará haverá três modalidades de padrinhos: afetivo, provedor e prestador de serviços.  O lançamento do Apadrinhando uma História na comarca localizada na região de fronteira é coordenado pelo juiz de Direito Paulo José do Nascimento Fabrício e conta com o apoio do Núcleo Psicossocial da comarca e da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA), órgão ligado à Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia.
Durante o evento, além da apresentação do Apadrinhando, haverá recreação e distribuição de presentes natalinos para as crianças que  estão vivendo nas instituições de acolhimento de Guajará-Mirim e Nova Mamoré.

Fonte: Assessoria de Comunicação.

Extravio de Documento

$
0
0
EDNILSON DA COSTA ALVES, agricultor, brasileiro, portador do RG no. 611 263, residente na Avenida Firmo de Matos, bairro Tamandaré, município de Guajará-Mirim/RO, Comunica que foi Extraviado a Nota Fiscal de Produtor Rural sob o número: 038 em seu nome.
Guajará-Mirim, 10 de Dezembro de 2016.

Agricultor é assaltado por máscarados

$
0
0

Dois homens mascarados invadiram um sÍtio na zona rural do Município de Guajará-Mirim e praticaram um roubo, uma das vitimas reage e consegue tirar uma mascara de um dos assaltantes.

Na manhã desta quarta-feira (07) uma guarnição da Policia Militar foi acionada para comparecer em um sitio na 5ª Linha do Distrito do Iata, zona rural do Município de Guajará-Mirim, pois segundo as vitimas havia acontecido um roubo.

No local em contato com as vitimas, as mesmas informaram que foram surpreendidas por dois indivíduos, um era magro, moreno e outro bochechudo, com mascaras e armados com revolver e facão, e anunciaram o roubo, sendo que as vitimas foram amarradas no banheiro e os assaltantes começaram a revirar a casa, neste momento uma das vitimas reagiu e arrancou da cabeça de um dos assaltantes, uma mascara, momento em que a vitima foi lesionada no pescoço com o terçado que estava na posse do assaltante.

As vítimas informaram que os dois assaltantes roubaram uma motocicleta da marca Honda CG de cor vermelha, Placa NBC 0604, com banco rasgado, um engate para carroça na traseira, que um dos assaltantes depois do roubo fugiu adentrando na mata e o outro saiu fugindo levando a motocicleta pela BR 425, sentido Guajará-Mirim. Que uma das mascaras que um assaltante deixou cair no sitio foi apreendida e a ocorrência policial registrada na Delegacia de Policia Civil.

O Serviço de Investigação e Captura (SEVIC), da Polícia Civil e guarnições da Polícia Militar estão investigando e em diligências no sentido de identificar os dois assaltantes e recuperar os objetos roubados do sítio. Qualquer informação que possa ajudar na identificação e elucidação do roubo, você pode fazer como denuncia anônima pelos fones: 190 (Policia Militar) e 3541-2424 (Policia Civil).

Fonte: Assessoria P.C.

Deputado Dr. Neidson se reúne com governador e garante destinação de emenda

$
0
0
O deputado Dr. Neidson (PMN) se reuniu esta semana com o governador Confúcio Moura (PMDB) e com o chefe da Casa Civil, Emerson Castro, para tratar de vários assuntos, entre eles informações sobre a construção de um barco para atender a população ribeirinha da região do Vale do Mamoré e do Guaporé.
 Na audiência, o deputado também tratou da destinação de R$ 1 milhão em emenda parlamentar para drenagem, asfaltamento e revitalização da avenida Dr. Leverger, em Guajará-Mirim. Com a chegada do inverno a via fica constantemente alagada.

 
Reivindicações
O parlamentar lembrou ao governador que atualmente existe um barco que atende as comunidades ribeirinhas das duas regiões, mas que ele é muito antigo, havendo assim a necessidade da construção de um novo barco. O deputado reiterou que já existe processo em andamento com licitação realizada pelo governo do Estado.
 O processo, de responsabilidade da Secretaria de Assistência Social (Seas), é para efetuar a construção do barco para atender a população ribeirinha tanto no que diz respeito ao transporte de cargas quanto para o transporte de passageiro de uma localidade a outra.
 Ciente da importância da reivindicação, o governador Confúcio Moura se prontificou em ver a disponibilidade orçamentária para a construção do barco e desta forma concretizar o sonho da população ribeirinha das duas regiões em ter um barco novo numa condição melhor para o transporte.
 Quanto à recuperação da avenida Dr. Leverger, em Guajará-Mirim, o governador adiantou que a obra está orçada em R$ 10 milhões, sendo a maior parte do aporte de responsabilidade do Estado. Para a contratação da empresa que realizará o serviço falta apenas a liberação do recurso.
 O deputado, preocupado com a situação dos moradores, que no período do inverno amazônico têm suas residências alagadas, se prontificou em alocar R$ 1 milhão de suas emendas para o Departamento de Estrada de Rodagens (DER). O recurso seria uma contrapartida do deputado para que o DER inicie o quanto antes esta obra tão necessária para o município de Guajará-Mirim.

 
Fonte: Secom - ALE/RO.

Sevic apreende arma que seria usada em crime

$
0
0

Nesta sexta-feira (09), policiais do Serviço de Investigação e Captura (SEVIC), da Policia Civil de Guajará-Mirim após um trabalho de investigação com o objetivo de coibir os roubos de motocicletas no Município, obtiveram informações que na Avenida Youssif Mlelhem Bouchabki, Bairro Santa Luzia, precisamente em um terreno baldio estaria escondida e abandonada uma arma de fogo que seria usada para prática de roubos no município.

 Segundo a Polícia Civil, os policiais seguiram ao local e encontraram a arma escondida e abandonada entre o matagal. O Chefe do Sevic disse a reportagem que o trabalho de investigação neste caso continua para tirar de circulação esses elementos que tiram a paz da comunidade, neste caso conseguimos tirar de circulação uma arma de fogo que seria usada para pratica de crimes. Qualquer denuncia que ajude a elucidar crimes e identificar seus autores você pode fazer através dos Fones: 190 (Policia Militar) ou 3541-2424 (Policia Civil), seu nome será mantido em sigilo. Ajude a Policia a ajudar você.

 

Fonte: Assessoria PC.

Extravio de Documento

$
0
0
EDNILSON DA COSTA ALVES, agricultor, brasileiro, portador do RG no. 611 263, Comunica que foi Extraviado a Nota Fiscal de Produtor Rural sob o número: 058 da Fazenda 3 Irmãos, localizada na Linha 15 km 32, no município de Nova Mamoré/RO, emitada pela Secretaria Municipal de Fazenda do município de Nova Mamoré.
Guajará-Mirim, 11 de Dezembro de 2016.
Viewing all 7188 articles
Browse latest View live